quarta-feira, 26 de maio de 2010

O livro conselheiro.



Eu, pessoalmente, adoro dar uma palinha dos meus admirados, porém exitem certos poemas, livros, músicas e músicos, que quando descobertos por mim, permanece em mim e para mim. Vira eu, e nem tudo de mim você chegará a saber.
Tenho pouca cultura e literatura, mas o pouco que tenho defendo muito ciumentamente. Ando trabalhando nisso de começar a conversar sobre o que eu gosto. Tenho medo da banalização do que pra mim é precioso.
 A minha música favorita não teria o mesmo gosto confortável e doce de pequena felicidade se eu a ouvisse no rádio. É invasivo. Eu sei quando e como quero ouvi-la, e que permaneça assim por enquanto. Enfim. Egoísmos e manias á parte, voltemos ao dono do título: Mario Quintana. Tenho uma história e tanto com ele. Alguns meses atrás, eu peguei emprestado sem avisar e sem tempo indeterminado de uma biblioteca, um livro com um conjunto de suas obras. Foi nosso primeiro encontro, um encontro de um relacionamento duradouro.
Roubei, digo, peguei emprestado o livro porque suas páginas eram tao finas quanto as da bíblia, leve e gostosa de virar. Mesmo assim a preguiça permanecia estampada nos meus olhos pela impressão de grandeza daquele livro (''Não vou terminar de ler isso nunca’’).
Já que o livro me lembrava muito a bíblia, resolvi fazer um ritual com ele. Desde então, todos os dias abro o livro em qualquer página fina e gostosa e ele me diria o que tenho de saber.
Hoje, ele disse uma coisa interessante que não me despertou egoísmo nem ciúmes e gostaria de contar.
Entendi que, naquele livro, há palavras que não devo ler, e outras que devo ler repetidamente.
Eu acredito em Destino.

Cibeli Marques Pimentel


O dito do livro:


Deficiência


"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino."Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui."Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores."Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês."Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia."Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda."Diabético" é quem não consegue ser doce."Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus. A ''amizade'' é um amor que nunca morre.

Mario Quintana

3 comentários:

  1. Grande Mário Quintana... Muito interessante seu post cibeele , ele ja dizia " preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda".rsrsrs Grande beijooo
    passarei mais vezes por aqui
    adorei o stilo do blog

    ResponderExcluir
  2. Surreal ele. Meu primeiro e maravilhoso contato com Mário Quintana.

    ResponderExcluir